quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Presidente da Universidade Virtual presta contas do primeiro semestre de 2013

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, presidida pelo deputado Gilson de Souza (DEM), da qual também faz parte a deputada estadual Célia Leão (PSDB), ouviu nesta quarta-feira, 11/12, o presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Carlos Vogt, discorrer sobre as atividades da universidade relativas ao primeiro semestre de 2013.

Vogt começou fazendo um histórico da Fundação Univesp, considerada a 4ª universidade pública paulista. Criada em 2012, a Univesp tem como parceiros a USP, a Unesp, a Unicamp, o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta. Oferece 15.530 vagas para estudantes, das quais dez mil são de Inglês e Espanhol para alunos do Centro Paula Souza. Desde que foi ao ar, em 2010, a Univesp obteve mais de 12,6 milhões de visualizações de seu conteúdo no YouTube, o que a coloca entre as 40 primeiras instituições universitárias de todo o mundo. Para 2014, estão previstos novos cursos que incluirão Licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, além de Engenharia, esta última em parceira com a Unesp. 

Além dos conteúdos livres, a Univesp oferece aos alunos o material didático em diferentes mídias, inclusive a impressa. No Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), os alunos têm acesso aos conteúdos e às atividades relativas à fase do curso que estão cursando. Cada atividade concluída é encaminhada ao tutor, que avalia e orienta o aluno na sequência das atividades curriculares. Os trabalhos concluídos ficam armazenados para consultas posteriores do próprio aluno. A presença física do aluno é exigida sempre que a programação do curso incluir atividades presenciais nos polos (locais com infraestrutura suficiente para atender aos alunos, aplicar as provas, e onde os tutores - em geral docentes ou alunos de pós-graduação, orientam os alunos sobre as tarefas a serem realizadas. 



Nenhum comentário: