sábado, 6 de julho de 2013

Secretaria quer pagar recompensa por informações sobre criminosos


A Secretaria Estadual da Segurança Pública planeja começar a pagar recompensas por informações que ajudem a prender criminosos em São Paulo. O valor deverá ser pago a pessoas que passem à polícia dados importantes sobre um criminoso, como por exemplo, nome, apelido, endereço, horário que ele chega ou sai de casa, características físicas, como tatuagem, cicatrizes, rotina, se anda armado, etc.

“O poder público pagará uma premiação a ser estipulada ao cidadão que colaborar com a população. Seriam casos que geram clamor, casos de repercussão e de difícil esclarecimento da autoria e que é importantíssima a participação da sociedade”, disse o secretário de Segurança, Fernando Grella.
 
As informações deverão ser passadas ao sistema do Disque-Denúncia, que planeja ainda criar uma página na internet para receber as denúncias, sem que o denunciante se identifique. “É fundamental que possamos manter o anonimato do cidadão e o sigilo absoluto das informações que nós recebemos. Os atendentes são pessoas civis treinadas para este trabalho”, ressalta Mário Vandrel Royo, coordenador do Disque-Denúncia de São Paulo.

Os pagamentos deverão ser feitos através de uma senha que o denunciante receberá para que o mesmo possa receber a premiação sem ser identificado, garante o secretário Fernando Grella. Desde que foi criado, há 13 anos, o Disque-Denúncia de São Paulo já atendeu 182 mil ligações, ajudou a prender 36 mil criminosos e 225 sequestros foram solucionados.

O pagamento de recompensas por informações sobre criminosos no Estado de São Paulo será possível graças à Lei nº 10.953, do dia 8 de novembro de 2001, conhecida como a LEI DA RECOMPENSA, de autoria da deputada estadual Célia Leão. “A participação das pessoas com informações sobre criminosos é de fundamental importância para o trabalho da polícia. Colaborar para que possamos ter mais segurança no meio onde vivemos é exercer a nossa cidadania”, destaca a parlamentar paulista.

Disque-Denúncia
Em Campinas: (19) 3236-3040
Em outras cidades: 181

Nenhum comentário: