quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo de São Paulo assina convênio para implantar 25 academias adaptadas no Estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, assinou convênio com 24 prefeituras e uma entidade para implantação de 25 academias adaptadas no Estado.

As cidades de Agudos, Arealva, Boracéia, Caconde, Caçapava, Capela do Alto, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Florínea, Iracemópolis, Jaguariúna, Luiziânia, Nova Odessa, Peruíbe, Piacatu, Sabino, Santa Bárbara do Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, São Luiz do Paraitinga, São Simão, Tambaú, Taquarituba, Vargem Grande do Sul, Vinhedo e o Instituto Bezerra de Menezes do Espírito Santo do Pinhal receberão equipamentos de musculação práticos, funcionais e versáteis para possibilitar o acesso da pessoa com deficiência e aumentar a motivação em realizar atividades físicas.

O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida. O uso desses equipamentos de musculação adaptados deve ser devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física.

Segundo a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o projeto é pioneiro. “A academia adaptada é inovadora porque não é exclusiva para a pessoa com deficiência, é uma academia que serve a todos mas que tem um desenho que privilegia a pessoa com deficiência”.

Desde 2011, a Secretaria promove a inclusão por meio do esporte nos municípios de São Paulo. São José do Rio Preto, Bauru, Dois Córregos e Pederneira já contam com academias adaptadas para pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: