quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lei de Cotas completa 22 anos

Há 22 anos entrava em vigor a Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991, conhecida como a Lei de Cotas, criada com o objetivo de mudar o cenário de empregabilidade para pessoas portadoras de deficiência. De lá para cá muita coisa melhorou, mas ainda é alto o número de cidadãos com este perfil desempregados.

A Lei garante vagas para 980 mil pessoas com deficiência, no país que possui 29 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar com carteira registrada.

Porém, existe mais de 10,2 milhões de pessoas com deficiência com ensino médio ou superior completo aptas para ocupar as vagas previstas na Lei de Cotas. Para cada vaga disponível há dez pessoas aguardando oportunidade.

SÃO PAULO
O Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), do governo do Estado de São Paulo,  completa 18 anos. Segundo a supervisora do projeto, Marinalva Cruz, desde a criação do Padef mais de 13 mil trabalhadores foram beneficiados. E os números têm aumentado. Em 2012, foram 270 colocados no primeiro semestre, ressalta a supervisora.

Neste ano, 429 pessoas com deficiência foram contratadas.” Serviço: Interessados em fazer parte dos programas e de participar dos cursos oferecidos, assim como todas as demais atividades realizadas pelo Padef e pela Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), devem entrar no site das instituições www.avape.org.br e www.empregasaopaulo.sp.gov.br

Nenhum comentário: