quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Barco Chinês dá início às ações do Outubro Rosa em SP



No dia 3 de outubro foram realizadas a apresentação e o batismo de um novo Barco Dragão, embarcação oficial para competições de remo. O barco será destinado a pacientes que fizeram tratamento contra o câncer de mama no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade do Hospital das Clínicas, ligada à Secretária da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP e à Rede Lucy Montoro.

A solenidade, que aconteceu na Raia Olímpica da Universidade Estadual de São Paulo (USP), contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, da deputada Célia Leão, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, do secretário estadual de Saúde, Dr. David Uip, entre muitas outras autoridades e profissionais da área de saúde.

O programa “Remama”, realizado pelo Icesp e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, também, em parceria com o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), foi lançado em 2013, inspirado em um movimento mundial de superação da doença através do esporte.

Em sua fala a deputada Célia Leão ressaltou o trabalho da equipe. “Como este grande time de profissionais em campo vencemos as barreiras. O Projeto Remama foi colocado nas águas da USP e permite que mulheres que tiveram câncer possam voltar à vida em sua totalidade. Na prática, nós mulheres estamos vencendo os desafios e voltando a viver”, frisou a deputada.

A iniciativa busca minimizar a reincidência da doença em virtude do aumento da resistência física e melhora do sistema imunológico. Para completar, resgata a qualidade de vida dessas mulheres, estimulando a interação social e elevando a sua autoestima.


Nenhum comentário: