terça-feira, 4 de abril de 2017

Célia Leão participa da Caminhada do Autismo


Célia Leão com autoridades na Caminhada
em Campinas: respeito e dignidade

A deputada Célia Leão novamente marcou presença em mais uma edição da caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que aconteceu no dia 2 de abril, na Lagoa do Taquaral, em Campinas.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, reuniu centenas de pessoas, entre autoridades municipais, pais, professores, ativistas e instituições que assistem o autista em Campinas e região.

Em sua fala durante a abertura oficial da caminhada, Célia Leão ressaltou a necessidade do respeito. “Quebrar as barreiras físicas, como as escadas inacessíveis, quebrar cimento é coisa fácil, o difícil mesmo é quebrar as barreiras atitudinais, que são aquelas estão na cabeça e no coração das pessoas. Deficiente é gente como todo mundo, todos merecem respeito, dignidade e felicidade e nós temos que mostrar isso para o Brasil e para o mundo”, ressaltou a parlamentar.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista), segundo a Organização Mundial da Saúde, consiste em uma série de condições caracterizadas por algum grau de comportamento social, comunicação e linguagem prejudicados, e uma gama estreita de interesses e atividades únicas para o indivíduo, e realizadas repetidamente.

O transtorno se inicia na infância, mas tende a persistir na adolescência e na vida adulta. O nível de funcionamento intelectual é extremamente variável e estima-se que uma em cada 160 crianças em todo o mundo tenha o transtorno.

A cidade de Campinas programou uma série de eventos para discutir o autismo na cidade durante o mês de abril.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, foi estabelecido pela ONU em 2007.


Alesp faz ato em defesa dos autistas
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou, no dia 3 de abril, um ato de mobilização pelos Direitos das Pessoas com Autismo, promovido pela AMA (Associação de Amigos do Autista), que teve o apoio de diversas outras entidades, como Núcleo Convívio, Autismo Projeto Integrar, Associação Viver Autismo, Fórum Paulista de Entidades, Nap Edelweiss, Colégio Integrar, Inspirare e TEApoio.

A deputada Célia Leão marcou presença no encontro. Em sua fala a parlamentar observou que “a Assembleia é o fórum adequado para o debate sobre o autismo, uma vez que se trata de luta por melhor qualidade de vida”.




Nenhum comentário: