sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Paralimpíada Rio 2016


Célia Leão e a pira paralímpica no Rio 2016

A abertura oficial da Paralimpíada 2016 aconteceu no dia 7 de setembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O encontro foi marcado pela forte emoção entre público e atletas que estão participando de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Um show de criatividade, de inovação onde o recado para o mundo foi muito claro: as pessoas com deficiência são capazes de muita coisa, especialmente nos esportes.

A cerimônia começou um salto espetacular do cadeirante de Aaron "Wheelz". Logo depois centenas de artistas desenvolveram uma coreografia multicolorida baseada na função das rodas, que mudaram o mundo desde a sua criação e hoje também representam a “libertação” em mobilidade para muitas pessoas com deficiência.

O maestro João Carlos Martins tocou ao piano o hino nacional brasileiro e comoveu o público que, em alguns momentos, pôde se aproximar da experiência e percepção dos deficientes.

Também chamaram a atenção o quebra-cabeça montado com as peças trazidas por cada delegação, com a imagem de um coração pulsante ladeado por flores, e a entrada da bandeira paraolímpica no estádio, carregada por crianças com deficiência motora, acompanhadas de seus país. 

Se na abertura da Olimpíada o mundo se encantou com a beleza de Gisele Bündchen, na cerimônia da Paralimpíada quem roubou a cena foi Amy Purdy. Biamputada, a snowboarder americana, que foi medalha de bronze nos Jogos de Inverno de Sochi, emocionou ao fazer uma coreografia usando as próteses que simulam pés também com as lâminas que usa para competir, ao lado de um robô industrial e ao som da música "Borandá", de Edu Lobo com execução de Sérgio Mendes.

Clodoaldo Silva, nadador dono de seis medalhas de ouro, todas conquistadas em Atenas/2004, foi o responsável por acender a pira paralímpica.

Célia Leão
A deputada estadual Célia Leão foi especialmente convidada para participar da cerimônia de abertura no Rio de Janeiro. A parlamentar comentou aquilo que foi um momento marcante em sua trajetória pessoal e política: “Naquele momento vivi uma das maiores emoções de minha vida. A abertura dos Jogos Paralímpicos foi simplesmente linda, um exemplo para todos nós brasileiros. A Paralimpíada só reforça que a luta pela conscientização e inclusão de milhares de pessoas ao redor do mundo está dando resultado. Um viva para os nossos guerreiros”, exaltou Célia Leão.

 
Célia Leão marcou presença na abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016


O nadador Clodoaldo Silva teve a honra de acender a pira paralímpica

Show de luzes e cores revestiram a festa no Maracanã

O Maestro João Carlos Martins tocou o Hino Nacional

Aaron "Wheelz" deu um salto espetacular logo no início

Público lotou o Maracanã

Amy Purdy roubou a cena durante a festa de abertura

Nenhum comentário: