segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Deputada homenageia pesquisador brasileiro da área de reabilitação humana




O médico Felipe Fregni foi homenageado em sessão solene, por iniciativa da deputada Célia Leão no dia 2 de setembro. Fregni é professor associado de medicina física e reabilitação e neurologia da Escola de Medicina de Harvard e chefe do Laboratório de Neuromodulação naquela instituição. Ele ministra cursos de incentivo à pesquisa em reabilitação em mais de 30 países, entre eles o Brasil.

"A reabilitação é uma das áreas mais importantes. O Brasil tem 17% de aposentados por invalidez, o que é muito, diante de uma média mundial de 9%", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que participou da abertura da cerimônia.


"Com essa homenagem, Felipe Fregni terá seu nome registrado nesta Casa, como parte da história de São Paulo", declarou Célia Leão. Ela destacou, inclusive com sua história pessoal, a capacidade que a reabilitação tem de ampliar horizontes e perspectivas de vida.

Para a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella: "o trabalho do doutor Felipe traduz em ações a valorização do potencial humano".

Com mais de 400 publicações e cerca de 22 mil citações, segundo Linamara, o trabalho de Fregni é uma oportunidade de pesquisa numa área que vem ganhando nova dimensão, a de tratamento de pessoas já incapacitadas ou com doenças incapacitantes. "É um grande movimento de inclusão social", resumiu.

O médico e pesquisador foi ainda homenageado por colegas e alunos. Marta Imamura, médica fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, observou que Fregni colocou o Brasil " onde 23% da população possui alguma forma de deficiência " como protagonista no cenário mundial de políticas públicas. Marcel Simis, do Hospital das Clínicas e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, e Dylan Edwards, professor de neurofisiologia da Universidade Cornell (EUA), destacaram o trabalho conjunto na área de neuromodulação, uma técnica de estimulação com a qual Fregni atua.

Nenhum comentário: