quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Edição comemorativa do Parlamento Jovem vai viajar no túnel do tempo

Neste ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo completa 180 anos e, em edição comemorativa, os organizadores do Parlamento Jovem Paulista projetam uma "viagem no tempo" ao ano de 1835, quando, ainda no Império, a Assembleia Legislativa da Província de São Paulo foi instalada.

O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembleia Legislativa em 1999 com o objetivo de possibilitar aos jovens estudantes uma visão da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Nesta edição especial, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, participarão apenas estudantes do ensino médio (1º ao 3º anos), somando ao todo 36 deputados jovens, número equivalente ao de parlamentares daquela época.

Os estudantes desta edição 2015 deverão elaborar projetos de lei que auxiliariam a população daquela época. A intenção é levar os jovens a pensar modelos de leis que poderiam ter sido apontados naquela época mas que também fariam diferença nos dias de hoje.

Neste ano, excepcionalmente, não foram abertas inscrições a todas as escolas, mas convidadas para integrar essa comemoração as 36 escolas que participaram de muitas edições anteriores e tiveram seus alunos diplomados como deputados jovens em pelo menos cinco edições.

Essas escolas receberam, por e-mail, o Caderno de Orientações ao Educador, como também todas as informações necessárias para adequarem seus projetos àquele momento da história paulista.

Autora
Em conjunto com o ex-deputado César Callegari - do projeto de resolução que instituiu o programa Parlamento Jovem, a deputada Célia Leão (PSDB) aprovou as inovações desta edição especial do Parlamento Jovem. Ela ainda congratula os educadores que, há anos, vêm se envolvendo com esse trabalho de iniciação na vida política. "Parabéns aos diretores, coordenadores e professores dessas escolas que, mais uma vez, trarão seus jovens a esta Casa de Leis para vivenciarem uma experiência de cidadania e do papel do legislador como representante dos anseios da sociedade".

Mais informações sobre o Parlamento Jovem 2015 podem ser obtidas através do e-mail pjovem@al.sp.gov.br 

Nenhum comentário: