quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Solenidade homenageia comunidade alemã

residida pela deputada Célia Leão (PSDB), a sessão solene que comemorou nesta segunda-feira, 31/8, o Dia da Comunidade Alemã, reuniu, no Plenário Juscelino Kubitschek, descendentes de alemães que escolheram o Brasil como segunda pátria e que aqui vêm se fixando desde 1824, data da primeira chegada dos imigrantes alemães.

Célia
Leão disse que jamais imaginou que em algum momento de sua vida pudesse estar presidindo uma solenidade de tamanha importância, como a do Dia da Comunidade Alemã, e falou da importância dos alemães na vida dos brasileiros, trazendo-nos sua cultura, sua tradição, sua música etc. Célia Leão classificou como imprescindível a contribuição dos alemães para uma sociedade melhor.

Para falar sobre a cultura e tradição alemãs, ocupou a tribuna Stefan Graf von Galen, diretor do Colégio Benjamin Constant, que disse estar diminuindo a preocupação com a preservação dos valores alemães, a língua, a cultura, a tradição. "A minha tristeza é que essa preservação está se perdendo. A língua, nem tanto. Mas a cultura e a tradição vem se perdendo nas cidades que as cultivavam no sul do país, com exceção de Pomerode". Disse ainda que não é promovendo uma festa alemã que se resgata a cultura, mas vivendo os costumes e falando a língua, que, segundo Stefan, nem mais é ensinada nas escolas públicas ou privadas, salvo raras exceções.

Também fez uso da palavra o presidente da Corporação Alemã de São Paulo, Klaus Lege, que realçou a contribuição alemã ao desenvolvimento do Brasil quando desbravou regiões agindo com inteligência e disciplina, como faz ainda hoje e continuará a fazer no futuro. Klaus Lege disse que os alemães continuam envolvidos de alguma forma em associações de língua alemã, como escolas, clubes esportivos, igrejas, mantendo a tradição longe de seu país de origem.

Durante a cerimônia foram entregues quadros da imperatriz Leopoldina e do imperador Francisco 2º aos colégios Humboldt, e Visconde de Porto Seguro.

Foram homenageados na cerimônia: o cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, na pessoa de Uwe Heye, cônsul-geral-adjunto; e a editora do jornal alemão Brasil Post, Ursula Dormien. Ao final da cerimônia houve a apresentação do Coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant.

Nenhum comentário: