Algumas das barreiras que dificultam o dia a dia de pessoas surdas
começaram a ser quebradas nesta terça-feira (29), com a inauguração da
Central de Interpretação de Libras (CIL), no prédio da Prefeitura de
Campinas. No local, pessoas com deficiência auditiva são atendidas por
intérpretes, o que facilita e agiliza o acesso a serviços públicos e
amplia a comunicação e a interação com outras pessoas.
De acordo
com o censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), Campinas possui 48.300 pessoas com deficiência auditiva, em
vários graus.
A cidade é a primeira da Região Metropolitana (RMC) a oferecer o
serviço, que começou a funcionar nesta terça e é fruto da parceria entre
a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos
da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) em parceria com o
governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos
Direitos da Pessoa com Deficiência.
Existem unidades da Central
de Libras em 32 cidades no Brasil. São Paulo possui uma desde 2014. A
expectativa é de atender 200 pessoas por mês em Campinas.
Os
intérpretes do CIL auxiliam as pessoas surdas a obterem informações e
realizar serviços como marcar horário de consultas médicas; solicitar
documentos como CPF, RG e carteira de trabalho; realizar cadastro em
programas sociais do governo e auxiliar na consulta de benefícios ao
trabalhador.
Os profissionais também poderão ajudar na
comunicação, via internet, em audiências por videoconferência e em
consultas de andamento on-line de processos administrativos ou
judiciais.
O atendimento pode ser feito em três modalidades
diferentes, com agendamento prévio. Uma delas, presencial, a pessoa
surda comparece ao CIL e o intérprete realiza o serviço por telefone
(como marcar uma consulta médica). Outra, remota, é feita através de
chamadas gratuitas pelo Skype - software de comunicação por voz e vídeo
via internet.
Na terceira modalidade, o intérprete pode
acompanhar a pessoa com deficiência auditiva em atendimentos em unidades
da polícia, defensoria, centros de saúde, entrevista de emprego em
agências públicas, audiências e outros serviços públicos. A
disponibilização do intérprete, neste caso, depende de local e horários
previamente agendados.
Serviço
A Central de Libras funciona no 3° andar
da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e
Mobilidade Reduzida, que fica na Avenida Anchieta, 343, Centro. O
atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com três
intérpretes de libras.
Fonte: Correio Popular
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