quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Campinas cria centro e facilita acesso de surdos a serviços públicos

Algumas das barreiras que dificultam o dia a dia de pessoas surdas começaram a ser quebradas nesta terça-feira (29), com a inauguração da Central de Interpretação de Libras (CIL), no prédio da Prefeitura de Campinas. No local, pessoas com deficiência auditiva são atendidas por intérpretes, o que facilita e agiliza o acesso a serviços públicos e amplia a comunicação e a interação com outras pessoas.

De acordo com o censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas possui 48.300 pessoas com deficiência auditiva, em vários graus.

A cidade é a primeira da Região Metropolitana (RMC) a oferecer o serviço, que começou a funcionar nesta terça e é fruto da parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) em parceria com o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Existem unidades da Central de Libras em 32 cidades no Brasil. São Paulo possui uma desde 2014. A expectativa é de atender 200 pessoas por mês em Campinas.

Os intérpretes do CIL auxiliam as pessoas surdas a obterem informações e realizar serviços como marcar horário de consultas médicas; solicitar documentos como CPF, RG e carteira de trabalho; realizar cadastro em programas sociais do governo e auxiliar na consulta de benefícios ao trabalhador.

Os profissionais também poderão ajudar na comunicação, via internet, em audiências por videoconferência e em consultas de andamento on-line de processos administrativos ou judiciais.

O atendimento pode ser feito em três modalidades diferentes, com agendamento prévio. Uma delas, presencial, a pessoa surda comparece ao CIL e o intérprete realiza o serviço por telefone (como marcar uma consulta médica). Outra, remota, é feita através de chamadas gratuitas pelo Skype - software de comunicação por voz e vídeo via internet.

Na terceira modalidade, o intérprete pode acompanhar a pessoa com deficiência auditiva em atendimentos em unidades da polícia, defensoria, centros de saúde, entrevista de emprego em agências públicas, audiências e outros serviços públicos. A disponibilização do intérprete, neste caso, depende de local e horários previamente agendados.

Serviço
A Central de Libras funciona no 3° andar da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que fica na Avenida Anchieta, 343, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com três intérpretes de libras.

Fonte: Correio Popular

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