quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Célia Leão trabalha para Morungaba entrar para a RMC

A deputada estadual Célia Leão esteve nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, em São Paulo, para tratar da inclusão da cidade de Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A reunião contou com a participação do prefeito José Roberto Zem e do secretário Edmur Mesquita, que determinou a realização de um estudo de viabilização para a entrada do município no bloco metropolitano.

O estudo será feito pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa) e englobará aspectos econômicos, conurbação (limites urbanos com cidades da RMC), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS).

Célia Leão é a autora de um projeto indicativo da Assembleia Legislativa de São Paulo para inserir Morungaba na região metropolitana. A parlamentar defende a inclusão da cidade no bloco pela ligação geográfica, econômica e social com a região. “Entramos com este projeto para suscitar o debate, porque na época se entendeu que essa é uma prerrogativa do Executivo. Do ponto de vista social, Morungaba se vale da RMC, além de ser uma cidade muito próxima e com vocação para o turismo rural”, ressaltou a deputada.

Caso o estudo aponte para uma decisão a favor da entrada de Morungaba no bloco, o governo estadual enviará um projeto de lei complementar para a Assembleia Legislativa. A expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano a proposta entre na pauta de votação dos deputados estaduais.

O prefeito de Morungaba saiu otimista do encontro realizado em São Paulo. Para ele, a entrada de Morungaba na RMC é uma questão de justiça e fazer parte do bloco trará novas possibilidades econômicas e sociais para o município de 12 mil habitantes, localizado há cerca de 40 quilômetros de Campinas.
O secretário Edmur Mesquita acredita que a aprovação unânime à inclusão de Morungaba na RMC pelo Conselho de Desenvolvimento, o convite do Parlamento da região metropolitana para incluir Morungaba nas reuniões da entidade, e o apoio maciço de vereadores e deputados de todos os partidos pesarão a favor da solicitação do município.

Célia Leão com o secretário Edmur Mesquita e o prefeito Beto Zem


Nenhum comentário: