quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SP fará 100 mil exames em mutirão para incentivar diagnóstico precoce do HIV

Campanha Fique Sabendo começou hoje, dia 24, em 500 municípios paulistas

A Secretaria da Saúde promove a partir desta quinta-feira, 24, a campanha Fique Sabendo, para incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.

Cerca de 100 mil testes deverão ser realizados gratuitamente em todo o Estado até o último dia da campanha, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença. Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. "Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa", afirma Karina.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) ou a página do CRT na internet para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O disque DST/Aids funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período.

Nenhum comentário: