O Hopi Hari, parque localizado em Vinhedo (SP), realiza no próximo dia 29 de novembro o seu 10º Dia Especial, data em que o parque abre exclusivamente para entidades que atendem a pessoas com deficiência e previamente cadastradas para o evento. Nove entidades de Campinas participam do evento, totalizando 665 visitantes da cidade.
No total, são esperados cerca de 10 mil participantes de 95 instituições de 46 cidades do Estado de São Paulo. O mascote do evento é o personagem Luca, menino cadeirante criado por Maurício de Sousa para a Turma da Mônica.
“Nosso maior objetivo é promover e celebrar a inclusão social. O parque quer fazer a sua parte e trabalha para aprimorar, a cada dia, a acessibilidade deste público em suas atrações”, afirmou Armando Pereira Filho, presidente do Hopi Hari.
As entidades de Campinas que participam do Dia Especial são o Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano da Costa Filho, o Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CEVI CAPSI II), Integração – Unidade de Desenvolvimentos Integral de Portadores de Necessidades Especiais, o Centro de Atenção Psicossocial Novo Tempo, Pró-Visão (Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual), Instituto Educacional Professora Maria do Carmo Arruda Toledo, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Associação para Desenvolvimento dos Autistas de Campinas (Adacamp).
Desde 2009, o Dia Especial integra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, realizado pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) e Adibra (Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil). O Hopi Hari foi sede do lançamento oficial do DNPD.
Acessibilidade
A acessibilidade de suas atrações é uma preocupação constante do Hopi Hari. Desde 2001, o parque mantém o Código Azul, desenvolvido com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade e com toda segurança às pessoas com deficiência. Para implantar o projeto, foi criada a Equipe Código Azul, que recebe treinamento específico para garantir atendimento diferenciado a esse grupo de visitantes.
Logo na entrada do Hopi Hari, a pessoa com deficiência (permanente ou temporária) é recebida por um colaborador do parque, que elabora um mapeamento personalizado das atrações indicadas para cada necessidade. Esse mapeamento leva em consideração diversos aspectos, como uso de medicação, movimento e coordenação, se há acompanhante ou não, entre outros fatores. O Programa Código Azul também é indicado para gestantes, idosos e pessoas recém-operadas ou com fraturas, como por exemplo, um braço engessado.
O parque conta, ainda, com serviço de locação de cadeiras de rodas motorizadas, oferece rampas de acesso para suas atrações e assentos preferenciais em seus teatros e restaurantes. Os colaboradores do parque também passam por treinamentos periódicos com o objetivo de oferecer serviço de qualidade e prestar os primeiros socorros, caso necessário. O parque possui mapa em braile, disponível no SAV (Serviço de Atendimento ao Visitante), além das placas das atrações também em braile.
O Hopi Hari também mantém pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários e abre, constantemente, novas vagas para candidatos com esse perfil.
Serviço:
10º Dia Especial de Hopi Hari
Quando: 29 de novembro
Horário: Das 9h30 às 17h30
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