segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paraolimpíadas escolares começam dia 27 de agosto

Durante os dias 27 e 30 de agosto acontecerá na cidade de São Paulo as Paraolimpíadas Escolares 2011. São 1211 atletas inscritos e mais de 600 técnicos e pessoal de apoio, somando 1820 participantes.

Com realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, a abertura do evento acontecerá em 27 de agosto no Anhembi.

"É um dos maiores eventos (senão o maior) do mundo, envolvendo estudantes e o paradesporto", afirma a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

O evento é destinado aos alunos com deficiências física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que participam por meio de representações enviadas pelas unidades da federação. Em 2011, o evento contará com a participação de 23 estados inscritos, mais o Distrito Federal.

Durante a cerimônia de abertura, 27 de agosto, acontecerá também o lançamento do carimbo e selo "30 anos de AIPD", em comemoração aos 30 anos do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (1981).

As peças foram criadas com o intuito de sensibilizar a sociedade para a história do importante segmento social que após trinta anos trouxe muitas conquistas em termos de garantias constitucionais, legislativas e de possibilidade de participação social da pessoa com deficiência. Criar o selo e o carimbo é uma forma de rememorar a importância do AIDP que contou, à época, com esta forma de comunicação.

Foram elaborados 2.000 selos comemorativos e a réplica do carimbo comemorativo.

Nenhum comentário: