terça-feira, 26 de julho de 2011

Cuidados na amamentação

Momento muito importante tanto para a mãe quanto para o filho, a amamentação tem inúmeros benefícios que muitas vezes não podem ser sentidos na prática. A preocupação com a produção de leite e com a pega correta são algumas das dificuldades encontradas pelas mães.

O aleitamento materno é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os seis primeiros meses de vida do bebê, período em que o organismo está em ritmo acelerado de adaptação. São mais de 200 componentes que, juntos, conferem maior proteção ao organismo.

Embora o Brasil esteja muito bem posicionado no que tange à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o desmame precoce ainda é uma realidade. A enfermeira e consultora de amamentação Grasielly Mariano, membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno da Escola de Enfermagem da USP, aponta como motivos a falta de apoio profissional, desmotivação e o fato de a nova nutriz não saber lidar com as possíveis dificuldades. "Acredito que as mães devem ter acesso à informação qualificada, fundamentada na ciência, o que nem sempre acontece durante a gestação", afirma.

Antes do nascimento da criança, a mãe produz o "colostro", que funciona como a primeira vacina do bebê até a vinda do leite. "O colostro sai em pouca quantidade, mas é o suficiente para a criança até a chegada do leite. Não se deve dar outra coisa além dele", explica a nutricionista Mariana Fróes, do Centro Multidisciplinar da Dor (RJ).

A composição do leite humano varia conforme a época de lactação e cada fase da mamada. De acordo com Grasielly, o leite pode ser dividido em três fases. Na primeira, ele é mais aguado e tem a finalidade de matar a sede do bebê. Na fase intermediária é composto de mais proteínas, para o crescimento dele. E, na última, o leite apresenta-se mais gorduroso, a fim de proporcionar o ganho de peso. "É importante que não se interrompa a mamada para que a criança não perca a parte mais gordurosa do leite", frisa.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário: