segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em alguns lugares do país, luzes azuis serão acesas, como forma de promover a conscientização e sensibilização para a inclusão. Seminário sobre Autismo é tema na Secretaria

da Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aderiu, no ano passado, à campanha em prol das pessoas autistas. Em 2010, no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria acendeu luzes azuis em seu prédio, localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP.

Neste ano, luzes azuis iluminarão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, além da Ponte Estaiada, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios. É uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.

O Dia Mundial do Autismo

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008 com participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que o distúrbio atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

II Seminário Paulista de Autismo - "A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo"

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceira com o Movimento Pró Autista e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizará no sábado, 26 de março de 2011, o II Seminário Paulista de Autismo - "A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo", das 8h00 às 15h00. O evento acontece no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo.

O objetivo do seminário é despertar a sensibilização pela realidade do Transtorno do Espectro do Autismo, acerca de diagnóstico, assistência e formas de tratamento.

Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Nenhum comentário: