sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Livros digitais e acessíveis

A deputada estadual Célia Leão (PSDB) acaba de dar entrada ao Projeto de Lei nº 7/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade de se comercializar os livros didáticos de nível fundamental, médio e superior de ensino também em formato de texto digital para atender as pessoas com deficiência visual no Estado de São Paulo.

De acordo com o projeto, as obras produzidas deverão ter os resguardos necessários à proteção dos direitos do autor, devendo apresentar compatibilidade com programas leitores de tela gratuitos e não gratuitos, distribuídos diretamente ou não pelo editor da obra. Fica ainda o editor obrigado a atender toda a demanda por suas obras em formato de texto digital acessível, seja através transferência de arquivo digital (“download”) pela página na internet, CD-ROM, “pendrive” ou qualquer outro arquivo digital ou eletrônico similar.

“É bom lembrar que, além de ser competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da proteção e garantia das pessoas com deficiência, é também competência comum proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência, conforme determina a nossa Constituição Federal. E a opção pelo formato digital dos livros é uma das maneiras que encontramos de promover o acesso dos deficientes visuais à educação em nosso Estado”, lembra Célia Leão.

Vale salientar que o sistema de leitura “Braile” atende satisfatoriamente por volta de 10% das pessoas com deficiência visual, geralmente aquelas que possuem cegueira congênita, ou seja, que já nasceram com a deficiência. Essas pessoas possuem fluência na leitura e escrita do sistema “Braile”, código de pontos em relevo sobre papel de gramatura especial. Os outros 90% das pessoas com deficiência visual, que adquiriram a deficiência em vida juvenil ou adulta, não possuem o domínio e fluência do sistema de leitura “Braile”, uma vez que já foram alfabetizadas no sistema tradicional.

Conforme dados divulgados no Censo do IBGE do ano 2000, 14,5% da população brasileira era constituída de pessoas com alguma deficiência, sendo que 48% delas somente por pessoas com deficiência visual, o que, em números atualizados, perfaz aproximadamente 13 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: