quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"O novo homem biônico"

Reportagem da última edição da revista Época fala sobre as novas tecnologias que permitem restaurar o corpo humano

A última edição da revista Época, do dia 8 de fevereiro, traz logo na capa uma chamada para a longa reportagem chamada "O novo homem biônico" que trata sobre as tecnologias disponíveis para reabilitar, e às vezes melhorar, o corpo humano.

Braços, pernas, olhos, ouvidos, coração. Próteses que antigamente cumpriam não muito mais que uma função estética, agora são avançadas ao ponto de serem controladas pelo pensamento: chips implantados em bebês que nasceram surdos garantem a audição, um pâncreas artificial fornece insulina aos diabéticos.

As tecnologias são apresentadas junto com histórias reais de pessoas que perderam membros do corpo e hoje usam as mais avançadas próteses disponíveis ou nasceram surdas e receberam implantes cocleares enquanto bebês.

"Não posso falar que minha vida está muito melhor. Se fizer isso, vai haver gente querendo amputar uma perna também”, diz o pernambucano Paulo de Almeida. Ele perdeu a perna direita em 1997, aos 31 anos. Dez anos depois, usando uma prótese aerodinâmica, ergonômica e ultrarresistente, tornou-se o único para-atleta brasileiro a completar – e vencer, na categoria de paraesportistas – a ultramaratona Comrades, na África do Sul. São 89 quilômetros, mais que o dobro dos 42 quilômetros da maratona tradicional.

Leia mais
http://www.epoca.com.br/

Nenhum comentário: