quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Corredores bem planejados permitem maior fluidez

O planejamento do sistema de transportes metropolitanos sempre leva em conta a necessidade de assegurar maior fluidez ao trânsito e melhorar a qualidade de transporte de passageiros e de cargas.

Nesse contexto, torna-se fundamental a implantação de corredores de ônibus. O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano beneficiará a região metropolitana de São Paulo com três corredores (Guarulhos-São Paulo, Itapevi-Jandira e Diadema-São Paulo).

Só o Corredor Guarulhos-São Paulo, por exemplo, conta com investimentos de R$520 milhões e atenderá cerca de um milhão de pessoas, a segunda maior concentração populacional do Estado.

Em Campinas, foram investidos R$150 milhões para implantação do Corredor Noroeste. São 32,7 quilômetros de corredores ligando as cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Inaugurado em 2008, o corredor deverá atender a 3,5 milhões de pessoas por mês.

Os principais benefícios que o Corredor Noroeste deverá proporcionar aos moradores da região de Campinas são a expansão na oferta de viagens entre os municípios, com redução do tempo de duração do percurso, bem como o aumento da segurança e a diminuição da emissão de gases poluentes.

Nenhum comentário: