quarta-feira, 3 de junho de 2009

MPT cria fórum permanente para defesa de direitos dos trabalhadores com deficiência

Para estimular e facilitar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi instalado, nesta terça-feira (26), em Brasília, o Fórum da Inserção da Pessoa com Deficiência e/ou reabilitação no Mercado de Trabalho. O objetivo da medida – sob a coordenação pela Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) – é ampliar o foco da empregabilidade para os trabalhadores com dificuldades físicas, proporcionado a inclusão social desses cidadãos por meio do trabalho.

Para o procurador-chefe da PRT-10ª Região, Ricardo Britto, o Fórum será um indutor das iniciativas de qualificação e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “Não se trata de caridade, mas de se fazer valer a lei”, ressaltou o procurador. “Esse direito foi estabelecido por lei. É pensar a acessibilidade de forma ampla como também realçar as potencialidades das pessoas e não mais suas dificuldades”, completou Ricardo Britto.
O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e também das secretarias do Governo do Distrito Federal, como de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; de Desenvolvimento Social; de Trabalho; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; de Governo e de Educação. A sociedade civil organizada também poderá contribuir.

“O objetivo é mobilizar toda a sociedade para que haja uma discussão sobre problemas e soluções para a efetiva inserção das pessoas com deficiência ou reabilitada no mercado de trabalho” explica a procuradora do Trabalho Ana Cristina Ribeiro, uma das idealizadoras do Fórum.

Nenhum comentário: