quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Perfil Célia Leão

Paulistana, casada, mãe de três filhos, advogada, deputada, mulher de fibra!

Deputada estadual pelo PSDB-SP, Célia Camargo Leão Edelmuth nasceu na cidade de São Paulo, em 03 de agosto de 1955, filha de Cândido Leão, já falecido, e Ruth Camargo Leão, falecida no dia 15 de dezembro de 2009. Seu pai era bioquímico e morava na capital paulista, onde trabalhava na USP (Universidade Estadual de S.Paulo). Foi lá que Célia Leão passou parte da sua vida antes de se mudar para Anápolis (GO) e, finalmente, para Campinas.

No ano de 1974, Célia Leão sofreu um acidente de automóvel e ficou paraplégica. “Naquela época, era muito jovem. Estava indo pela Rodovia Pedro Taques (litoral paulista), na época, mal conservada. Chovia bastante. Perdi o controle do carro e o capotei”, lembra. Depois do fato, ela passou a militar ativamente nos movimentos pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Desde 1982, Célia Leão, então com 27 anos, atua na política. Inscrita como uma das fundadoras do PSDB, em Campinas, com o registro nº 3, veio a ser eleita vereadora, a mais votada da coligação, no ano de 1988.

No ano de 1984, casou-se com Daniel Eduardo Edelmuth, com quem teve três filhos: o primeiro, em 1987, um ano após se formar em Direito, pela PUC de Campinas.

Durante seu mandato de vereadora em Campinas (1988 a 1990), teve marcante atuação no Legislativo campineiro, como na exigência à adaptação da Câmara Municipal de Campinas para acesso dos portadores de deficiência e na redução da passagem de ônibus da cidade.

Em 1990, foi a primeira e única mulher eleita Deputada Estadual da bancada paulista do PSDB, atingindo a marca dos 32 mil votos. De 1992 a 1994, Célia foi líder da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e do governo Mário Covas no Legislativo Paulista até março de 1995.

No ano de 1994, Célia Leão conseguiu se reeleger com 85.066 votos, sendo a primeira colocada da coligação PSDB/PFL no Estado.

Célia Leão foi candidata à Prefeitura Municipal de Campinas, em 1996, tendo obtido a maior votação de uma mulher no município - 136.500 votos, e a primeira a participar do segundo turno de eleição com efetivas chances de vitória.

Em 1998, Célia Leão foi reeleita como a mulher mais votada para Deputada Estadual pelo PSDB, obtendo 73.265 votos.

Em 2002, Célia foi reeleita com 109.737 votos. Em julho deste mesmo ano, o resultado do trabalho de Célia Leão veio com a resposta do povo. Ela foi considerada uma das parlamentares mais atuantes da Assembléia Legislativa. A avaliação foi da Organização Não Governamental Voto Consciente, que fiscaliza o trabalho dos parlamentares. Dos 94 deputados paulistas, apenas 25 receberam esta qualificação.

Em 2007, eleita como a deputada mais votada da Região Metropolitana de Campinas, com 124.131 votos, Célia Leão atuava como presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais e é Corregedora Parlamentar.

Em 2008 foi candidata a vice-prefeita na cidade de Campinas pelo PSDB e não se elegeu.

Célia tem destacada atuação na área social. Foi presidente por quatro vezes, três delas consecutivas, da Comissão de Promoção Social da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
A mais importante Comissão da Assembléia Legislativa, a de Constituição e Justiça, também foi presidida por Célia Leão, entre os anos de 2000 e 2001. Aliás, foi a primeira vez que uma mulher ocupa tal posição no Legislativo Paulista. Célia é presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, pela terceira vez consecutiva. Também já foi presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, quando teve, mais uma vez, destaque, já que foi a primeira vez que uma mulher presidiu simultaneamente duas Comissões.

Em 2010 Célia Leão foi eleita para o sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de São Paulo, com 93.318 votos. Atualmente é a presidente da Comissão de Fiscalização e Controle e é Corregedora da Alesp. É também coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo do Legislativo paulista.


Panorama de Célia Leão:


- Presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia: em Abril de 2007, a parlamentar tucana assumiu, por unanimidade e pela terceira vez consecutiva, a Comissão na Assembléia Legislativa do Estado;

- Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;

- Corregedora Parlamentar;

- Membro Titular do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente): em junho de 2005, a Deputada Célia Leão passou a integrar o Conselho, na qualidade de representante da Assembléia Legislativa;

- Membro do Conselho Superior da Agência Usp de Inovação – USPInovação: por indicação do reitor da Universidade de São Paulo, Adolpho José Melfi;

- Vice-presidente da AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente): exerce, provisoriamente, a função de Presidente da Instituição, com a ausência do atual Presidente, por motivos de viagem;

- Presidente da Comissão Parlamentar de Turismo, da Alesp.

- Conselheira da Fundação Visconde de Porto Seguro.

- Conselheira da Fundação Dorina Novill: para cegos.

- Atual presidente do Diretório do PSDB na cidade de Campinas.

6 comentários:

Unknown disse...

MULHER,ESTA SIM É MULHER,BATALHADORA,E DEFENSORA DE NÓS EM TODOS OS CENTIDOS,CELIA LEÃO,VC É UM ANJO QUE DEUS LA NO CEU QUANDO DE COLOCOU NO MUNDO TINHA UM PROPÓSITO EM SUA VIDA,NOS FAZER FELIZ COM SUA SIMPILICIDADE,E ONESTIDADE,ADOREI TE CONHECER,VC É UM EXEMPLO DE VIDA E DE SABEDORIA,ASSIM COM O VEZ QUANDO TE CONHECI TI AMAMOS ,DOLORES E THABATA.BJOS CARINHOSOS,QUE DEUS TE ABENÇOE HJ E SEMPRE.

Anônimo disse...

Dra.Célia Leão;
Es uma mulher abençõada e escolhida a dedo por Deus para dar exemplo e termos orgulho de tua vida, porisso louvamos a Deus pela sua vida e pedimos que ele te conceda os desejos de seu coração e te dê mais saúde e sabedoria para lutar pelos deficiêntes do nosso Brasil.
Deus te abençõe plenamente!!!

Valkiria

Claudia Maset disse...

Sra.Célia Leão, sou mãe do Bruno Maset(conheceu na Disney), seu fã número 1.Estaremos divulgando seu nome e seus trabalhos em nossa região, porque é muito interessante e devemos divulgar.Certeza que nesta eleição terá votos em nossa região(Monte Aprazível) Abraços, sucesso!

Unknown disse...

OLA AMIGA ESTOU COM VC NESTA JORNADA,NOVAMENTE QUEREMOS VC!!! TODOS MEUS AMIGOS E PARENTES QUEREM VC LUTANDO POR NÓS ,BJOS SUA AMIGA DOLORES,E SÓ PRA LE LEMBRAR NOSSAS FOTOS DO DIA DA FESTA DO CAQUI EM ITATIBA FICOU ÓTIMAS,ITATIBA QUER CELIA LEÃO NOVAMENTE,NESTAS ELEIÇÕES,DIVULGAREMOS SUA LEALDAE,E CINSERIDADE,EM NOSSA REGIÃO.ABRAÇO DOLORES,THABATA,SUELEN.

Unknown disse...

Decidi procurar um candidato a Deputado Estadual para votar no proximo domingo, "Sempre voto no partido". Ao ver o seu nome entre os candidatos do meu partido preferido lembrei-me de ha muito ter votado em uma mulher para vereadora. E, ao contrario da maioria dos eleitores, sempre me lembro em quem votei. Decidi pesquizar um pouco mais e eis me aqui nao so elogiando a coragem e a luta de uma pessoa publica que deveria se tornar exemplo aos demais, mas, tambem declarando o meu voto a DEPUTADA ESTADUAL.
Parabens povo de Sao Paulo por ter a oportunidade de votar em alguem realmente interessado em trabalhar pelo bem estar coletivo.

tania maria disse...

Eu conheci esta Leoa,em uma conferencia da pessoa com deficiencia em São paulo e olha que coisa boa,alem de uma amizade ganhei uma otima aliada a nossa causa, isso é bom demais, Célia voce bombou nestas eleições hem, parabéns.
Tsnia maria Ferreira de Lima
Tania_mfl@hotmail.com