Rede estadual de ensino lança livros em idiomas indígenas
Projeto voltado a 1,5 mil curumins, pequenos índios que estudam na rede estadual de ensino, acaba de ser lançado pela Secretaria da Educação. A iniciativa permite que as 30 escolas indígenas existentes na rede estadual recebam kits com livros infantis, dicionários e jogos educativos nos idiomas português e indígenas. A ideia é facilitar o aprendizado de língua portuguesa e aprimorar a escrita dos estudantes.
Ao todo, são 20 títulos de histórias infantis, com ênfase no cotidiano da população das aldeias e nos costumes de cada etnia. Nos dicionários, os alunos poderão encontrar palavras do vocabulário indígena e a sua tradução para o português.
O projeto aposta, também, na maneira lúdica de se aprender por meio de jogos coloridos. Figuras do dia-a-dia dos alunos os auxiliarão a conhecer, compreender e utilizar da melhor forma a língua nativa e a portuguesa. Livros e jogos são escritos na língua de cada aldeia (guarani, tupi-guarani, terena, kaingan e keren) e português. O material foi produzido pelos 81 professores indígenas que em 2008 cursaram pedagogia, com o apoio da Secretaria da Educação.
Nessas escolas os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar, abordadas a partir da cultura de cada tribo, além dos temas relacionados à sua cultura. Nas aulas, há sempre o enfoque da preservação da história e da tradição de cada tribo. Okit será entregue às escolas até abril, mês de comemoração do Dia do Índio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário