segunda-feira, 18 de junho de 2018

Sustentabilidade no transporte



Muito tem-se falado sobre as alternativas de transporte sustentável para as grandes cidades, como São Paulo, Campinas e tantas outras no Brasil. Atualmente vivemos em cidades vivas sobre rodas. Veículos motorizados e não motorizados fazem parte do caótico cotidiano nosso de cada dia. Neste cenário surgem as propostas de meios que possam, de alguma maneira, suprir de maneira ágil e inteligente a crescente demanda por transporte urbano em nossos municípios.

O futuro aponta para um novo perfil de cidade, em harmonia com o meio ambiente, saudável. As discussões sobre o uso da bicicleta, como uma grande proposta de transporte sustentável, eficiente e barato, ganham força em nossa sociedade a cada dia. Todavia, em razão da falta de uma cultura amigável, de interatividade e respeito com este modal, a bicicleta ainda se apresenta como um meio vulnerável frente ao trânsito caótico das nossas cidades.

Neste sentido, buscando uma solução para o problema, fizemos uma importante reunião para debater o tema na Assembleia Legislativa de São Paulo. O encontro reuniu associações do setor, ativistas e técnicos, que apresentaram suas propostas para que possamos, a médio prazo, criar um plano cicloviário para o nosso Estado, que inclui o incentivo do uso das bicicletas e a criação de campanhas educativas para o setor.

O maior desafio, entretanto, está na construção de um novo paradigma social, de respeito ao ciclista e da criação de políticas públicas e investimentos oficiais para que o ciclismo, como meio de transporte urbano, se torne uma realidade em nosso país.

Nosso trabalho no Legislativo inclui o Projeto de Lei nº 985/15, que propõe a criação do Sistema Estadual de Prevenção ao Furto, Roubo e Comércio Ilegal de Bicicletas no Estado de São Paulo. A missão é incentivar e tornar o ciclismo seguro e atraente para mais pessoas a cada dia. Juntos temos a possibilidade de construir uma cidade mais humana e mais bela, a exemplo dos países mais desenvolvidos do mundo.

Uma outra cidade, uma nova sociedade, de respeito e sustentabilidade no transporte é totalmente possível. E para este sonho se tornar realidade só depende de cada um de nós.


Célia Leão
Deputada Estadual – PSDB – SP

 

Nenhum comentário: