quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Célia Leão vai criar políticas de apoio às vítimas de AVC




A Assembleia Legislativa de São Paulo discute proposta para criar uma política de apoio às vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). O objetivo é promover campanhas educativas e elaborar cartilhas e material informativo com os sintomas, as formas de prevenção e tratamento destinados às vítimas e à população em geral.

Para a deputada Célia Leão, autora da medida, a criação de campanhas ajuda a conscientizar a população. “O AVC é a principal causa de morte em adultos no Brasil. Além disso, pessoas que sofreram com esse acidente muitas vezes são discriminadas, pois, na visão da sociedade, tornam-se improdutivas. É necessário reabilitá-las e oferecer novas oportunidades, mesmo àquelas que possuem alguma limitação.”

De acordo com os médicos, são três os principais fatores de risco: hipertensão, tabagismo e alcoolismo, sendo a hipertensão o principal agente. A gravidade do caso depende do local atingido e da extensão da lesão. Eles afirmam ainda que geralmente os hemorrágicos são mais graves, pois comprometem mais áreas.

O projeto já obteve parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Saúde e aguarda votação em Plenário.

Nenhum comentário: