sexta-feira, 3 de junho de 2016

Surdos podem usar SMS para pedir socorro à PM e aos Bombeiros

Desde o dia 16 de maio, das 9h às 18h, de segunda a sexta, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo torna-se um posto de cadastramento de pessoas com deficiência auditiva para acesso aos sistemas de emergência da Polícia Militar na capital paulista.

O objetivo é que a população com deficiência auditiva possa acionar os serviços 190 e o 193 por meio do SMS (envio de texto por celular) em casos de acidentes, roubos ou assaltos. Apenas as mensagens de números de celulares previamente cadastrados no sistema serão recebidas pela PM.

Este serviço é válido somente no Estado de São Paulo.

Para realizar o cadastro, a pessoa com deficiência auditiva deve comparecer à Secretaria e apresentar RG, CPF, endereço e até três números de celular para cadastro. Haverá intérprete de Libras para quem necessitar.

Além da Secretaria, diversos Batalhões da Polícia Militar estão aptos a fazer o cadastramento, bastando ao surdo se apresentar e cadastrar seu celular. Segundo a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, em 2015 foram registradas em todo o estado cerca de 15 mil ocorrências envolvendo pessoas com deficiência, sendo que 12,7% envolveram pessoas com deficiência auditiva. Dados do IBGE revelam que no Estado de São Paulo há cerca de 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, das quais 1,8 milhão têm deficiência auditiva.

Em caso de grupos de pessoas com deficiência auditiva, como escolas ou instituições de atendimento, o cadastramento deve ser agendado pelo e-mail violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br ou telefone (11) 5212-3755.

SERVIÇO:
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo à Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô e CPTM

 

Nenhum comentário: