sexta-feira, 14 de março de 2014

Morungaba passa a integrar a RMC

A estância climática de Morungaba agora faz parte da Região Metropolitana de Campinas. Localizado a cerca de 40 quilômetros de Campinas , o município será o 20º a integrar o bloco regional, que soma hoje cerca de 3 milhões de habitantes e que concentra quase 3% do PIB brasileiro.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, "ganha Morungaba, que integra a região mais próspera, mais rica, com melhor qualidade de vida de São Paulo e do país e, outro lado, ganha a Região Metropolitana de Campinas, já que Morungaba, é um Município Serrano, estância turística, belíssimo município, com circuitos das frutas".

Com isso, a cidade poderá se beneficiar dos recursos financeiros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) para a implantação de projetos metropolitanos gerenciados pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), entre eles, o Sistema Metropolitano de Videomonitoramento, Re-Virada, Academias ao Ar Livre, Estação de Trabalho para Defesa Civil, entre outros na área da Saúde e Educação.

Desde a criação da RMC, em 2000, Morungaba vinha lutando para fazer parte do conjunto de municípios que compõem uma das maiores e mais importantes regiões metropolitanas do Brasil. Nesta caminhada vale ressaltar a luta da deputada estadual Célia Leão e do prefeito Roberto Zem (PV). Ambos, desde sempre, abraçaram e trabalharam muito para que este sonho finalmente se concretizasse para a cidade.

Em 2004, Célia Leão já havia feito um Projeto de Lei Complementar com o objetivo de acrescentar o município de Morungaba à Região Metropolitana de Campinas. “Entramos com esse projeto para suscitar o debate, porque na época se entendeu que essa é uma prerrogativa do Executivo. Do ponto de vista social, Morungaba se vale da RMC, além de ser uma cidade muito próxima e com vocação para o turismo rural”, afirmou a parlamentar.

"Parabéns ao prefeito Beto Zem, pela sua luta durante os últimos 13 anos, e a toda a população morungabense, que a partir de hoje, faz parte de um dos blocos econômicos mais importantes do Brasil". comemorou Célia Leão.













Nenhum comentário: