segunda-feira, 11 de junho de 2018

Alesp cria frente para debater o tratamento da epilepsia


A desinformação, o estigma e o preconceito foram os principais motivos que levaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia, lançada no dia 6 de maio, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A abertura dos trabalhos reuniu dezenas de parlamentares, entre as quais a deputada Célia Leão, que também faz parte da Comissão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epilepsia é uma doença do cérebro crônica que acomete de 1 a 2% da população mundial. Cerca de 800 mil pessoas possuem epilepsia no Estado de São Paulo, mas mesmo apesar de ser uma doença tratável, 80% dos pacientes não recebem o tratamento adequado e ficam expostas a riscos de quebras, acidentes e morte súbita.

Em sua fala a deputada Célia Leão disse que a epilepsia é um problema que pode acarretar em qualquer pessoa a qualquer hora. "Cuidar da saúde é uma obrigação de todos, é preciso de movimentos como esse para diminuir o preconceito existente e criar políticas públicas para prevenir, informar, ensinar e cuidar a conviver com isso", declarou a parlamentar.

Nenhum comentário: