quinta-feira, 3 de maio de 2018

Incentivar os jovens para a prática da boa política


Na última semana de abril a Assembleia Legislativa realizou mais uma edição do Parlamento Jovem, que reuniu 47 jovens estudantes de todas as partes de São Paulo para serem ‘deputados por um dia’. Trata-se de um dos projetos sociais mais importantes já implantados no Legislativo Paulista que tem por objetivo possibilitar uma visão mais ampla sobre a democracia.

Os jovens “deputados” são escolhidos através de seleção de projetos apresentados pelos estudantes do Ensino Médio em todos os colégios paulistas. Uma comissão organizadora avalia e define os alunos “eleitos” para vivenciarem a experiência de ser deputado estadual em São Paulo.

A participação dos jovens acontece em dois momentos: no primeiro dia eles são recepcionados e convidados a conhecer as dependências da Assembleia Legislativa, quando também são recebidos pelos deputados estaduais, participam de entrevista na TV Assembleia e tomam “posse” no Parlamento Jovem.

No segundo dia os jovens deputados tomam os seus assentos, se dividem em grupos para debater a elaboração de projetos para as áreas de Saúde, Educação, Esportes, Transportes e Meio Ambiente. Os projetos são formatados, discutidos e podem, inclusive, entrar na pauta da Assembleia para que um dia também possam virar Lei em nosso Estado.

Tenho a grata satisfação de ser uma das autoras deste projeto, que acontece desde 1999, dando a oportunidade para que os nossos jovens possam, desde cedo, vivenciar a vida pública e conhecer intimamente o cotidiano do trabalho parlamentar. 

Despertar o interesse, suscitar o surgimento de novos líderes, com ética e respeito pela coisa pública. Este é o verdadeiro espírito do Parlamento Jovem em São Paulo. E a cada ano vamos arrebatando, com sucesso, muitos jovens para este bom caminho. 

O Parlamento Jovem tem a missão de mostrar aos nossos jovens que tudo passa pela política e que não há outro caminho fora dela. E o melhor caminho político para tudo é e sempre será a democracia. Foram dois dias de um aprendizado rico e dinâmico, uma aula sobre a boa política, que certamente, nossos ‘jovens deputados’ levarão para toda a sua vida.

Célia Leão
Deputada Estadual – PSDB – SP



Nenhum comentário: