segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Dia Mundial de Luta



As questões que envolvem as pessoas com deficiência vêm ganhando destaque nos últimos tempos no Brasil e no mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) somos quase 1,5 bilhão de pessoas com algum tipo de limitação física, mental ou sensorial em todo o planeta, um número bastante significativo e que exige políticas e ações conjuntas que possam, de alguma maneira, melhorar a vida destas pessoas. 

Pensando nisso a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência, que iremos celebrar no próximo dia 3 de dezembro. No Brasil os avanços ocorrem de maneira pontual e permanente. Há dois anos tivemos a promulgação da LBI (Lei Brasileira de Inclusão), um conjunto de medidas que deverão ser adotadas ao longo do tempo em nosso país, visando uma inclusão social mais efetiva, estabelecendo normas de acessibilidade, regras para a educação e cultura, propostas de uma nova concepção de transporte adaptado e, acima de tudo, respeito para com os chamados “desiguais”.

Há mais de 40 anos venho trabalhando para que o Brasil se torne referência na área de inclusão. Na Assembleia Legislativa de São Paulo já aprovamos leis importantes para o segmento, como a Lei da Acessibilidade, a criação de Comissão de Acessibilidade do Estado de São Paulo, a reservas de casas do CDHU para pessoas com deficiência e, mais recentemente, a isenção do IPVA também para deficientes não condutores, que são os cegos, deficientes mentais, intelectuais, autistas, síndrome de Down, entre outros casos.

A todo momento temos que pensar seriamente em políticas efetivas de inclusão em nosso país. E isso inclui romper as barreiras físicas e atitudinais, combater o preconceito e a discriminação e promover a igualdade social. Governo e sociedade civil, unidos neste objetivo, certamente construiremos uma sociedade inclusiva, sustentável e mais humana para todos nós.

Célia Leão
Deputada Estadual – PSDB – SP

Nenhum comentário: