quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Consciência e cidadania



Neste dia 20 de novembro lembramos o “Dia da Consciência Negra” no Brasil. A data, inserida no calendário oficial nacional desde 2011, nos leva a uma profunda reflexão sobre respeito, igualdade, oportunidades e direitos em nosso país. E a questão racial ocupa cada vez mais os espaços em nosso cotidiano, especialmente nas redes sociais, onde os embates e os ânimos se acirram a todo momento, revelando o quanto progredimos e o quanto regredimos na questão racial no Brasil.

Alguns especialistas afirmam que a questão do racismo é estrutural em nosso país, está enraizado em nossa cultura. Outros afirmam categoricamente que vivemos sim uma democracia racial, e que o racismo acontece de maneira pontual, não refletindo a opinião e conduta da maioria da população.
O fato é que, nas últimas décadas, a consciência racial cresceu significativamente no Brasil. Não somente pelo aumento da população negra, mas principalmente pela participação de boa parte da sociedade e pelos movimentos de luta pela conscientização e respeito.

No Parlamento Paulista procuramos debater o assunto de maneira constante e séria. Várias comissões foram criadas ao longo dos anos para defender e combater crimes contra as minorias, especialmente o do racismo, que é algo intolerável e inadmissível em nossos dias.

A ocupação legítima do espaço na sociedade pela população negra é um direito natural que nunca, em tempo algum, deveria ter sido usurpado e que hoje, conjuntamente, tentamos corrigir. Somos uma só nação e temos que reconhecer as nossas falhas e traçar metas para combater, efetivamente, as diferenças sociais. Somente assim construiremos uma sociedade plena de consciência, fraternidade, respeito e cidadania, sem qualquer distinção e para todos.

Célia Leão
Deputada Estadual – PSDB – SP

Nenhum comentário: