quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Secretária Dra. Linamara Battistella recebe prêmio da ONU

Na tarde de sexta-feira, 02 de dezembro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, receberá um prêmio da United Nations Department for Economic and Social Affairs (UNDESA) e da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict), iniciativa ligada às Nações Unidas e especializada em estudos, pesquisas e elaboração de protocolos sobre acessibilidade em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A premiação acontece na sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos.

O prêmio visa reconhecer a liderança e dedicação da Secretária pela promoção dos direitos das pessoas com deficiência frente à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e do Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI) do Governo do Estado de São Paulo no Brasil.

Ao longo dos últimos oito anos, desde que foi criada, a Secretaria, sob gestão da Dra. Linamara, realiza ações voltadas ao incentivo e desenvolvimento de tecnologias assistivas para a autonomia e independência das pessoas com deficiência, como o VIII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, o TOM São Paulo, desenvolvimento e exposição de soluções tecnológicas para o dia a dia das pessoas com deficiência, ambos realizados em novembro deste ano, na capital paulista. Além desses, a Secretária criou o Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI), localizado nas Fontes do Ipiranga, capital paulista, programa de inovação e desenvolvimento pessoal e profissional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência.  

O Centro também oferece cursos de atualização para profissionais que trabalham com órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeiras de rodas, além de formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados à questão da deficiência e de recursos humanos.

O PRÊMIO
O prêmio de 2016 acontece em meio a uma sessão plenária em homenagem ao décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “10th anniversary of the CRPD: A United Nations Celebration”. Em dezembro de 2006, foi aprovado o texto final do tratado internacional.

Nenhum comentário: