terça-feira, 18 de outubro de 2016

Prevenção ao câncer marca 18ª Semana da Saúde na Assembleia

Foi aberta nesta segunda-feira, 17/10, a 18ª Semana da Saúde da Assembleia paulista com a palestra Câncer de Mama: Fatores e Prevenção, proferida pela doutora Albertina Duarte, coordenadora do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas.

A palestra foi organizada pelo Instituto do Legislativo Paulista, em parceria com a Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor. Neste ano o tema central da Semana da Saúde é a prevenção ao câncer. A Semana se encerra no dia 21/10, com apresentação de dança às 16h, música com libras às 17h e um coquetel às 18h.

Vários programas de saúde, de caráter preventivo, principalmente relacionados a doenças oncológicas, serão desenvolvidos durante a semana. Com relação às mulheres, por exemplo, será abordada a importância do exame papanicolau, que previne o câncer de colo uterino. As participantes que não tiverem plano de saúde, terão direito a agendamento no Centro de Saúde de Pinheiros, que disponibilizará três exames diários para funcionárias da Alesp.

Haverá orientações sobre nutrição e a relação entre alguns alimentos e o câncer. Quanto à saúde bucal, será exibido vídeo sobre os tipos de câncer de boca e, em seguida, os participantes responderão a questionário, podendo o servidor ser encaminhado para avaliação no serviço odontológico da Casa.

No Circuito de Saúde serão verificados os níveis de colesterol e glicemia, medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal e perímetro cervical), avaliação geral, rastreamento de doenças vinculadas ao alcoolismo e tabagismo. Em relação à oftalmologia, serão rastreadas moléstias inflamatórias, catarata e hipertensão ocular. Também haverá ginástica laboral, auriculoterapia e quick massage.

Uma equipe de biólogos dará orientações sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Serão também realizados exames de diagnóstico de hepatite C.

Parceria entre a Divisão de Saúde e o Restaurante da Alesp permitiu o lançamento a partir da Semana da Saúde de um prato saudável diário e também a identificação calórica dos demais alimentos, com a sinalização verde (liberado), amarelo (coma com cautela) e vermelho (apenas uma vez por semana).

Programação
18 a 20/10

13 às 19h - exames e triagens diversos: testagem de Hepatite C (dia 20); orientações médicas, odontológicas, nutricionais e de psicologia; avaliações oftalmológicas (até 17h); ginástica laboral (nos postos de trabalho); quick massage; auriculoterapia (das 14 às 17h); e orientações sobre consumo de álcool e tabaco; e orientações sobre zika, chikungunya e dengue (18/10, das 13 às 16h).

Palestras

19/10 " 19h " Câncer de Pele, com a médica Thais Helena Dias Signorelli (Hospital das Clínicas)

Local: Auditório Teotônio Vilela

Nenhum comentário: