quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Rede Lucy Montoro realiza campanha para prevenção de lesões na coluna

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, uma das ações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, realiza nos meses de janeiro e fevereiro a campanha “Cuidado, sua coluna é frágil!”, com o slogan "Não dê as costas para o perigo". Visa a prevenção de lesões na coluna em situações cotidianas, sobretudo na época do verão, quando as pessoas se expõem a mergulhos em piscinas e rios.

A necessidade de uma campanha de conscientização contra os acidentes que geram o Trauma Raquimedular, lesão na coluna vertebral que atinge a medula espinhal, foi verificada com base em resultados de uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP USP), ao qual a Rede Lucy é associada.

De acordo com a pesquisa, o fator comum entre as várias causas de acidentes que lesionam a coluna, é a falta de cuidado pessoal, ou seja, por excesso de confiança, as pessoas se expõem a riscos. A pesquisa levantou que acidente com moto é a principal causa de traumas na coluna e a falta de equipamentos de segurança é responsável por metade desses traumas.

Também foi apurado que, dos traumas na coluna, 52% são causados por acidentes de trânsito e 36% são causados por queda de altura pequena, como lajes, telhados e muros. Mergulho em água rasa é a terceira maior causa de traumas na coluna.
Existem inúmeras situações do dia a dia que aparentemente são inofensivas, porém podem trazer dano. É importante que as pessoas mudem suas atitudes e passem a analisar e considerar os perigos que podem assumir quando negligenciam cuidados básicos, como o uso do cinto de segurança ou não mergulhar em local desconhecido.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário: