quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Começa última fase de testes da 1ª vacina brasileira contra dengue

Começou nesta segunda-feira (22), a terceira e última fase de testes da primeira vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan - um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo.

"A dengue é uma doença endêmica no Brasil e em mais de 100 países. A vacina brasileira produzida pelo Butantan, um centro estadual de excelência reconhecido internacionalmente, será certamente uma importante arma de prevenção para que o país possa delinear estratégias de imunização em massa, protegendo nossa população contra a doença e suas complicações, disse o secretário da Saúde, David Uip.

Os estudos começam com 1,2 mil voluntários recrutados pelo Hospital das Clínicas, um dos 14 centros credenciados pelo Butantan para a realização dos testes, que envolverão 17 mil participantes em todo o Brasil. Os voluntários do HC (que têm entre 2 e 59 anos de idade e residem em diferentes localidades da capital paulista e da região metropolitana da Grande São Paulo) entraram em contato diretamente com o hospital ou deixaram seus dados no Serviço de Atendimento ao Cidadão do Butantan, autorizando que eles fossem repassados ao centro de pesquisas do complexo hospitalar.

"Nós estamos estudando também o soro pra neutralizar a ação vital no caso do zika vírus", destacou o governador Geraldo Alckmin.

Os participantes serão acompanhados por um período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina. O acompanhamento será feito por meio de visitas programadas para coleta de amostras, além de contatos telefônicos e mensagens por celular.

Na capital paulista, o cadastro de interessados em participar do estudo passa de dois mil. Podem ser voluntários do estudo pessoas que estejam saudáveis, que já tiveram ou não dengue em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas-etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Interessados também podem procurar o SAC do Butantan pelo e-mail sac@butantan.gov.br.

Nenhum comentário: