quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Setembro Verde lançado na APAE de Valinhos


Edson Manzano, presidente da Apae Valinhos

A Apae de Valinhos lançou oficialmente, no dia 5 de setembro, o Setembro Verde, cujo objetivo é chamar a atenção ainda mais para a luta e pelos direitos das pessoas com deficiência. O movimento, inédito em todo o Brasil, foi idealizado e aprovado pela instituição e que conta também com o apoio da Federação das Apaes do Estado de São Paulo.

Durante a solenidade de lançamento, Ruy Meirelles, diretor da Apae e um dos idealizadores do projeto, disse que o Setembro Verde, assim como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) ou o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) tem o mesmo objetivo: despertar a conscientização sobre os temas que são propostos. "Toda campanha em qualquer área tem resultados, hoje estamos lançando o Setembro Verde porque queremos conscientizar as pessoas que o deficiente tem que ocupar o seu espaço no trabalho, no lazer, no esporte em todas as áreas da nossa sociedade”, ressaltou Meirelles.

O presidente da Apae de Valinhos, Edson Manzano, disse do orgulho de ver uma ideia brotar na APAE de Valinhos e ganhar o estado e quem sabe o Brasil.A nossa Apae já inseriu no mercado de trabalho mais de 140 jovens, hoje, são cerca de 100 trabalhando com carteira assinada, mas podemos mais e estamos trabalhando para isso, com nossa diretoria, equipe técnica, administrativa e os pais que tem nos ajudado”, ressaltou o presidente.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), de diretores, pais, professores e vereadores do município, que foram levar o seu apoio ao Setembro Verde.

45,6 milhões. Esse é o número de pessoas com deficiência no Brasil, de acordo com o censo de 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mesmo correspondendo a 23,9% da população brasileira, essas pessoas ainda enfrentam muitos desafios, principalmente, em relação à inclusão social.

Lançamento em São Paulo
No dia 3 de setembro o lançamento oficial do Setembro Verde foi realizado no Memorial da América Latina, numa iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O intuito da iniciativa é fazer com que o mês se torne referência, na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, a fim de tornar o movimento Apaeano referência na atenção integral e integrada à pessoa com deficiência intelectual.

O evento contou com a presença da Dra. Linamara Battistella, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Floriano Pesaro, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAEs, Nicole Hoedemaker, Presidente do Conseas, Marco Ubiali, Coordenador Institucional da Vice-Governadoria do Estado e Membro do Conselho Consultivo da FEAPAEs-SP e o Presidente da APAE Valinhos, Edson Manzano.

O objetivo agora é levar a proposta do Setembro Verde para Brasília para que se torne um movimento nacional na luta pelos direitos da pessoa com deficiência.



Nenhum comentário: