quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Governo de São Paulo lança Central de Libras: tecnologia para inclusão da pessoa surda

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O Governo do Estado de São Paulo lançou o primeiro posto da Central de Libras, nesta sexta-feira, 04 de setembro, no Ministério Público do Estado de São Paulo. Ação realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, tem por objetivo disponibilizar atendimento em Libras, facilitando a comunicação e o acesso das pessoas com deficiência auditiva aos serviços públicos.

No lançamento estiveram presentes a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Márcio Fernandes Elias Rosa (foto); entre outras autoridades e representantes de instituições que atendem pessoas surdas e os próprios.  Na ocasião foi assinado um termo de compromisso entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

A Secretária ressaltou a importância da ferramenta de comunicação para a privacidade e autonomia da pessoa com deficiência auditiva, “a intermediação é feita de forma impessoal, para que a pessoa se sinta à vontade para expor suas demandas”. Ela anunciou a instalação de 50 pontos de atendimento em Libras no estado de São Paulo, em um primeiro momento.

Alguns locais já estão confirmados como o PROCON, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além da própria sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “O atendimento acessível é a garantia da autonomia, fazendo com que a pessoa com deficiência auditiva possa acessar o serviço público de forma independente”, frisou.

Um exemplo de utilidade prática do serviço, citado pela Secretária, é o de uma mãe surda que precisa levar o filho ao pediatra e tem dificuldade de se comunicar com o médico. Utilizando um serviço como a Central de Libras, facilmente ambos conseguirão sanar qualquer problema com a comunicação. “A Central de Libras é uma causa absolutamente necessária, porque ela permite a intermediação entre ouvinte e a pessoa com deficiência auditiva de uma maneira clara e objetiva a qualquer hora”, ressalta Dra. Linamara.

 “Com a Central de Libras, vemos a tecnologia se colocando a serviço dos direitos humanos. É uma alegria a gente poder estar nesse momento conquistando um direito fundamental para o ser humano, que é a comunicação. Fica o nosso agradecimento ao Ministério Público por ser o primeiro a receber a inauguração dessa Central de Libras”, completou a Dra. Linamara.

O Procurador Geral Dr. Márcio Fernandes falou sobre a ação e a importância de expandir o atendimento a outros serviços públicos, como a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. “A justiça se concretiza no cotidiano das pessoas com a possibilidade de comunicação plena, é importante replicar essa ação nas instalações da Defensoria Pública também”, destacou o procurador.

“A tecnologia só se justifica quando interfere positivamente na vida das pessoas, como vemos nesta ação. E só se justifica a existência do Estado se for para garantir a todos a condição plena de viver como ser humano com dignidade, a dignidade da pessoa humana”, completou.

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