quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia D promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

As pessoas com deficiências, que buscam uma vaga no mercado de trabalho, devem aproveitar o “Dia D de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência”, nesta sexta-feira, 25 de setembro, das 9h às 16h, para comparecer ao Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas – CPAT - (Avenida Campos Sales, 427). Cerca de 30 empresas estarão oferecendo mais de 200 vagas especialmente para esse público.
 
A ação é do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Trabalho e Renda, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Campinas e o Instituto Nacional de Seguro Social.
 
O dia será dedicado ao atendimento das pessoas com deficiências e reabilitadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que buscam uma colocação formal no mercado de trabalho. Por ser um dia especial, as unidades descentralizadas do CPAT, localizadas no Ouro Verde e no Campo Grande, não funcionarão no dia 25. Também nesse dia não haverá o atendimento tradicional para a população. O atendimento será exclusivo para as pessoas com deficiência.
 
No evento, as empresas vão atender e entrevistar, na hora, os interessados. Atendendo o perfil de alguma das empresas, o candidato poderá sair com uma carta de encaminhamento para formalizar a contratação. A escolaridade exigida varia conforme especificação de cada vaga, mas haverá oportunidades para os níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
O objetivo do Dia D é fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, aproximar trabalhadores e empresas e ampliar o número de vagas no mercado formal de trabalho. A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
 
Esse trabalho de inclusão nós já realizamos de forma permanente no CPAT, mas a ação pretende, não só a inclusão no mercado de trabalho, como também a quebra de paradigmas em relação ao deficiente que mostra ter capacidade para exercer diferentes funções com excelente qualidade”, afirma Arnaldo Salvetti Palácio Jr., secretário Municipal de Trabalho e Renda de Campinas.
 
Além do atendimento, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Campinas oferecerá várias palestras a partir das 9h. Os temas são: Benefício de Prestação Continuada, Lei de Cotas, Abordagem junto às empresas quanto à pessoa com deficiência no mercado de trabalho e Programa de Reabilitação Profissional do INSS.
 
Já o CPAT fará o atendimento para cadastramento e encaminhamento de trabalhadores aos processos seletivos que serão realizados no dia com a presença das empresas ofertantes de vagas, fará o atendimento às empresas e emissão de carteira de trabalho. O INSS, por sua vez, terá equipes voltadas para o serviço social, orientação profissional, programa de educação previdenciária e perícia médica.

Serviço
Dia D da Pessoa com Deficiência
Data: 25/09/15 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h. Palestra tem início às 9h.
Local: Centro Público de Apoio ao Trabalhador – CPAT
Endereço: Av. Dr. Campos Sales, 427 - Centro.


Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário: