terça-feira, 14 de julho de 2015

Ensinos técnico e tecnológico são passaporte para a empregabilidade

Após um ano da conclusão do curso, mais de 70% dos formados trabalham nas respectivas áreas

As graduações técnica e tecnológica especializadas são um passaporte para a empregabilidade e para uma carreira em ascensão. Para os interessados, as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) têm mais de 280 escolas espalhadas por 161 municípios e oferecem 206 opções de cursos específicos.

Após um ano de conclusão, 79% dos formados nas Etecs e 91% dos que cursaram Fatec trabalham nas respectivas áreas. De acordo com o coordenador do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades Araújo, quase a totalidade dos alunos que procuram os cursos técnicos das Etecs querem sustentação também para uma formação superior.

Os cursos têm peculiaridades regionais e são divididos por áreas. Há por exemplo os mais tradicionais como mecânica, eletrônica e secretariado, que são oferecidos há mais de 50 anos e aqueles com oferta mais restrita, como os da área de comunicação, web e arte.

Pela internet é possível encontrar a área de interesse. No site do Centro Paula Souza é necessário selecionar a cidade e instituição. Ao clicar na opção desejada o site exibe uma lista de locais onde pode ser feito o mesmo curso e assim facilita a logística de locomoção do aluno.

A lista completa de cursos e instituições estão no site.

Nenhum comentário: