sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Programa Praia Acessível: verão para todos no Estado de São Paulo

O Programa Praia Acessível, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com as prefeituras dos municípios interessados, é voltado aos banhistas com deficiência e está em plena atuação neste verão nas praias e rios do Estado de São Paulo. No último 06 de janeiro, o Programa foi lançado na Praia do Boqueirão, município de Praia Grande, litoral paulista, com oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar. O projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo.

Para utilizar o Programa Praia Acessível na Praia Grande, o usuário com deficiência deve comparecer ao local com documento com foto, acompanhado de alguém. É disponibilizada toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Programa Praia Acessível no Litoral e em Prainhas de Água Doce
Doze municípios do litoral paulista e nove prainhas de água doce do interior do Estado contam com o Programa Praia Acessível. As cadeiras anfíbias foram entregues nas cidades do litoral: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Ilhabela, Mongaguá, Santos, São Sebastião, São Vicente, Praia Grande, Cananéia e Ubatuba.

Mas nem só de mar se alimenta o Programa Praia Acessível. Várias cidades do interior de São Paulo, que contam com banhistas às margens de seus rios, aderiram. As prainhas de água doce que contam com o Programa ficam nos municípios de: Rosana, São Manuel, Iguape, Itapura, Panorama, Avaré, Presidente Epitácio, Rifaina e Caconde. Em Caconde, município do interior paulista, a prainha de água doce que recebe o Programa fica no Parque da Prainha.

Bertioga disponibiliza as cadeiras na Praia do Indaiá; Caraguatatuba, na Praia do Centro; Guarujá, na Praia de Pitangueiras. Em Ilhabela, o Programa está ativo nas praias do Castelhanos, Perequê, das Pedras Miúdas, da Armação, do Pequeá, do Bonete e Praia Grande. Em Monguagá está na Praia do Centro, na Praia Central e na Agenor de Campos. Em São Vicente, o Programa é encontrado na Praia de Itararé; e na Praia Grande, no Boqueirão. E em Santos, no Canal 3 e Canal 6.

Em Itanhaém está nas praias do Suarão, Satélite, do Cibratel e na Praia Grande. Em Cananéia, nas praias do Pereirinha, do Marujá, da Enseada da Baleia, do Pontal de Leste, do Pitu e na Cachoeira do Mandira. Em Ubatuba, a Praia do Piraigasú recebe o Programa. Em São Sebastião, o Programa está na Praia Grande e no Balneário dos Trabalhadores.

Cadeiras Anfíbias
Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível funciona em parceria com as prefeituras dos municípios. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras utilizadas no Programa são feitas com “um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência porque os braços são removíveis", explica a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Para atender a demanda, cada posto conta com uma equipe de três pessoas, as quais orientam e auxiliam na entrada e saída do mar com as cadeiras de roda anfíbias. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. Apenas Itanhaém fornece as cadeiras todos os dias. O Programa pode ser utilizado por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência física. A cidade que se interessar pelo Programa Praia Acessível deve enviar ofício para a Chefia de Gabinete dessa Secretaria, manifestando interesse em participar.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10
Barra Funda – São Paulo/SP – CEP 01156-001
E-mail: flaviampv@sedpcd.sp.gov.br
Fone: (11) 5212.3700

Nenhum comentário: