quarta-feira, 30 de abril de 2014

Falta de políticas públicas para obesos é abordada em reunião

Questões que abordam a obesidade da população foram tratadas na reunião presidida por Célia Leão (PSDB), nesta segunda-feira, 28/4. A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP) também participou do evento e falou da importância da criação de políticas públicas para obesos e sobre o preconceito que ainda há contra esses cidadãos. Para falar sobre a área médica e científica, compuseram a mesa Valter Makoto Nakagawa, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), e Marco Aurélio Santo, da Secretaria Estadual de Saúde.

Mara Gabrilli afirmou que vem realizando diversas audiências públicas sobre deficiências e, também, sobre a obesidade. De acordo com a deputada federal, a criação dessa reunião surgiu da demanda que tem recebido de problemas enfrentados por obesos no dia a dia. Lembrou da dificuldade desses cidadãos no transporte público com relação ao espaço das cadeiras e catracas, assim como em aviões, quando há necessidade de se comprar uma segunda cadeira.

A deputada federal também lembrou os problemas de saúde causados pelo sobrepeso e o preconceito que existe contra os obesos. "Deficientes são as cidades, e não as pessoas. As cidades é que não foram feitas para receber todo tipo de pessoa", disse a parlamentar. 

A reunião também contou com a participação de médicos e obesos que relataram suas histórias, entre eles o caso da blogueira Glenda Alcântara Torres, que é obesa e escreve sobre o assunto na internet. 

Nenhum comentário: