quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Preservar a água é preservar a vida



O Brasil é detentor das maiores fontes e reserva de água, o mais precioso líquido de todo o nosso planeta. Todavia, o verão de 2014 está sendo marcado por uma gigantesca onda de calor, com temperaturas acima da média, e para piorar a situação, estamos com uma atípica falta de chuvas nesta época, com reservatórios operando em níveis críticos, obrigando muitas cidades a adotarem o racionamento e a realizarem fortes campanhas para que a população economize e não desperdice água.

O debate, inevitável, já toma conta do nosso cotidiano, a respeito de quem seria a “culpa” pela seca que assola nossas cidades. Muitos reforçam a opinião de que não houve investimentos suficientes em obras e equipamentos que pudessem garantir o abastecimento em tempo de estiagem. Alguns defendem a tese de que nada podemos fazer quando estamos sujeitos aos temperamentos da mãe natureza, e que não seria possível prever tamanha escassez de chuvas em pleno verão tropical.

Ambos os posicionamentos estão corretos. E que esta situação pela qual estamos passando nos sirva de alerta e de lição. Precisamos sim de maiores e mais eficientes investimentos públicos que possam preservar os nossos recursos hídricos e garantir um futuro com abastecimento pleno de água. E que saibamos respeitar cada vez mais a natureza, criando um modo de vida sustentável, com o consumo dos bens naturais realizado de maneira responsável, especialmente quando o assunto for água. Sem ela, isso é fato, não há vida que se sustente em qualquer lugar da Terra. E o equilíbrio entre seres humanos e natureza é totalmente possível, só depende da nossa boa vontade.

Célia Leão
Deputada Estadual
PSDB - SP

Nenhum comentário: