terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Morungaba está a um passo de entrar para a RMC



Célia Leão com o prefeito de Morungaba, Beto Zem
No dia 4 de janeiro o governador Geraldo Alckmin esteve no município de Morungaba onde assinou o Projeto de Lei que visa incluir a cidade na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Com isso o bloco regional passará a ter 20 municípios em sua composição.

Desde a criação da RMC, em 2000, Morungaba vem lutando para fazer parte do conjunto de municípios que compõem uma das maiores e mais importantes regiões metropolitanas do Brasil. Nesta caminhada vale ressaltar a luta da deputada estadual Célia Leão (PSDB) e do prefeito Roberto Zem (PV). Ambos, desde sempre, abraçaram e trabalharam muito para que este sonho finalmente se concretizasse para a cidade.

Em 2004, Célia Leão já havia feito um Projeto de Lei Complementar com o objetivo de acrescentar o município de Morungaba à Região Metropolitana de Campinas. “Entramos com esse projeto para suscitar o debate, porque na época se entendeu que essa é uma prerrogativa do Executivo. Do ponto de vista social, Morungaba se vale da RMC, além de ser uma cidade muito próxima e com vocação para o turismo rural”, afirmou a parlamentar.

Uma das vantagens de se fazer parte do bloco econômico é poder contar com recursos do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento (FundoCamp) e ter mais agilidade em aprovar projetos de interesse do município junto aos governos estadual e federal.

O projeto assinado pelo governador vai agora para a Assembleia Legislativa de São Paulo. “Foram vários anos de trabalho intenso para que Morungaba fosse integrada à RMC e este sonho está prestes a se tornar realidade. No que depender da nossa atuação no Legislativo Paulista, a cidade já pode se considerar como parte do bloco econômico regional, o que vai proporcionar a geração de mais riqueza e mais desenvolvimento para toda a população”, ressaltou a deputada Célia Leão.

Morungaba é hoje uma estância climática com 12 mil habitantes. Possui um PIB de R$ 365 milhões e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com a nota de 0,715. Possui também altos índices de educação, industrialização, longevidade e renda.

No ato de assinatura do Projeto, o governador Alckmin reforçou que a inclusão de Morungaba à RMC deve sair ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário: