quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Área de proteção do Alto Juquery é discutida em SP



As questões que envolvem o meio ambiente estão cada vez mais em pauta em todo o mundo através dos debates e reivindicações de ambientalistas e ativistas que defendem o setor.

Nesta linha de trabalho, a deputada estadual Célia Leão, que é a atual vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de São Paulo, se reuniu nesta terça-feira, dia 8 de outubro, com os secretários Edson Aparecido (Casa Civil), Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos) e Bruno Covas (Meio Ambiente), para discutir e dar andamento ao Projeto de Lei nº 272/2010, de autoria do Executivo Paulista, que trata sobre os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery.

O PL 272/2010 cria um conjunto de medidas para a preservação dos mananciais do Alto Juquery, parte do sistema Cantareira, que junto com os reservatórios Guarapiranga e Billings é responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. Também estabelece normas de uso do solo na região do Juqueri/Cantareira, cria condições para intervenções governamentais nas áreas de saneamento e habitação, com a participação dos municípios que fazem parte da bacia (Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Nazaré Paulista e São Paulo), e reforça as ações de fiscalização.

O projeto tem sido o centro de discussões a respeito da proteção ambiental no Estado de São Paulo. O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, definiu a elaboração de um Substitutivo, que deverá atender as demandas e exigências das secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, os anseios da população local e do Legislativo Paulista, todos envolvidos em uma das maiores e mais importantes áreas de proteção ambiental de São Paulo.

Na reunião os participantes definiram que a deputada Célia Leão será a relatora do Projeto Substitutivo, que será formato para análise e discussão em plenário. “Todas as eventuais intervenções no Alto Juquery deverão, antes de tudo, passar pela avaliação das secretarias e da população. Nossa missão é proteger e promover a recuperação das nossas áreas naturais como pré-requisitos para um futuro mais saudável para São Paulo e para o Brasil”, frisou Célia Leão.

O deputado estadual Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alesp, também participou do encontro em São Paulo.


Célia Leão reunida com secretários em São Paulo: defesa do Alto Juquery

Nenhum comentário: