quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fórum Acessibilidade Já, em Valinhos

Célia Leão com o prefeito Clayton Machado e autoridades de Valinhos


Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, a Câmara Municipal de Valinhos promoveu o Fórum “Acessibilidade Já”, para discutir as questões de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida dentro do município. A iniciativa partiu dos vereadores Rodrigo Popó (PSDB) e Dr. Moysés Abujadi (PSD), que também participaram do evento no Legislativo valinhense.

A deputada Célia Leão, militante ativa há mais de trinta anos pelos direitos das pessoas com deficiência foi uma das convidadas para palestrar durante o fórum. Em sua apresentação, a parlamentar lembrou que, de acordo com o Censo 2010, o Brasil já cerca de 50 milhões de pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. “Somos muitos cidadãos que precisam de atenção especial e de políticas públicas que promovam a verdadeira inclusão social. O direito à acessibilidade, à locomoção livre e de maneira independente são garantias constitucionais. Por isso, juntos, temos que discutir e colocar em prática as ações que promovam a inclusão”, afirmou a deputada. 

Também participaram do fórum, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, o vice-prefeito Luiz Mayr, a Dra. Maria Cristina Von Zuben, coordenadora do Pró-Visão, de Campinas, Lisandra de Souza, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos, Regina Maria de Souza, do Grupo Surdo de Estudos da Unicamp, e Miriam Lourdes Ferreira, responsável pela educação inclusiva da Prefeitura de Valinhos.

O evento teve ainda a apresentação do Teatro "Sociedade Surda: Trajetória de um Povo Invisível". O fórum acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro. O movimento “Setembro Azul” também dedica o mês inteiro para mobilizar a sociedade pela defesa da inclusão e dos direitos das pessoas surdas.





Célia Leão recebe certificado de participação pelas mãos dos vereadores Popó e Edson Batista

MAIS FOTOS DO EVENTO PODEM SER VISTAS E BAIXADAS
AQUI

Nenhum comentário: