sábado, 21 de setembro de 2013

Além da Lei de Cotas



O Teatro Amil, em Campinas, sediou nesta sexta-feira, o evento “Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP) e pelo Centro de Vida Independente (CVI) Campinas. O evento teve a presença da deputada estadual Célia Leão, que foi a mediadora de um dos três blocos de discussão do encontro.

No primeiro bloco, denominado Eixo 1, mediado pela consultora Paula Chagas, teve a participação de Rafael Nimoi (NET) e Luis Felipe Gagliardi (Facamp). Os participantes falaram sobre suas experiências no mercado de trabalho.

No Eixo 2, mediado por Maria de Fátima e Silva, consultora de responsabilidade social, contou com os depoimentos sobre empresas contratantes. Américo Garbuio Júnior (vice-presidente da Brasil Kirin) e a Dra. Ana Maria Abdo Thiene Leme (Morotola Industrial) relataram as ações de suas empresas em relação à Lei de Cotas e o avanço das oportunidades para as pessoas com deficiência no trabalho.

Dando continuidade ao encontro, a deputada Célia Leão fez a mediação do 3º Eixo, denominado Poder Público, que teve a presença da Dra. Guirlanda Benevides (MTE Campinas), Dra. Arlete silva (Médica do MTE Campinas) e Marinalva Cruz (PADEF).

Neste bloco os participantes demonstraram a situação do cumprimento da Lei de Cotas no Brasil desde a sua criação há 22 anos. Célia Leão ressaltou as ações do poder público em relação às pessoas com deficiência, as conquistas e desafios que o setor ainda tem pela frente.
“O trabalho digno, acessível, com dignidade e respeito é a principal ferramenta para a promoção da inclusão social de milhares de pessoas em nosso País. É preciso não somente respeitar a Lei de Cotas, mas criar uma cultura inclusiva onde todos, sem distinção, possam ter as mesmas oportunidades, especialmente no mercado de trabalho”, ressaltou a deputada Célia Leão.







Nenhum comentário: