segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Berço da Literatura Infantil



A deputada Célia Leão deu entrada, na Assembleia Legislativa de São Paulo, ao Projeto de Lei nº 522/2013, que confere ao município de Monteiro Lobato o título de “Berço da Literatura Infantil do Estado de São Paulo”.

O município de Monteiro Lobato passou a ter esse nome em 1949, um ano após sua emancipação política e é uma homenagem ao eminente escritor que iniciou sua carreira literária na Fazenda Buquira, escrevendo os contos de Urupês, obra prima de Monteiro Lobato. Algum tempo depois, a Fazenda passou a denominar-se Fazenda do Visconde e, em seguida, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até a presente data é muito visitada pelos turistas.

Pode-se afirmar que Monteiro Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Entre suas obras mais conhecidas estão o Sítio do Pica-Pau Amarelo, A Chave do Tamanho, O Saci e As Fábulas do Marquês de Rabicó.

“Devido à importância das obras deste grande escritor acreditamos que o assunto merece a atenção desta Casa Legislativa, o que seria um grande incentivo à cultura e, em especial, o turismo literário em nosso Estado”, ressalta a deputada Célia Leão.

Nenhum comentário: