quinta-feira, 13 de junho de 2013

Comissão de Meio Ambiente debate projeto de concessão de parques estaduais



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, da qual a deputada Célia Leão faz parte, recebeu nesta terça-feira, 11/6, o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, para uma audiência pública sobre o Projeto de Lei 249/2013. 

A proposta, do Executivo, autoriza a concessão a exploração dos parques estaduais de Campos do Jordão, Cantareira e Jaraguá e da Estação Experimental de Itirapina, naquele município, e a Floresta Estadual de Cajuru, localizada em Altinópolis. 
 
A vocação dos parques estaduais é, além da preservação, a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico, e Covas considerou que a presença de pessoas é uma estratégia para a preservação, por divulgar a biodiversidade. Segundo o secretário, as concessões terão prazo de 30 anos, e caberá ao Estado a fiscalização do cumprimento do contrato e a obediência às regras do edital de concessão. 

A concessão deverá ser onerosa, e parte do lucro deverá reverter aos cofres do Estado. Ela se justifica pois os três parques a serem concedidos são deficitários. Uma exploração de maior qualidade irá gerar emprego e renda e oferecerá à população um serviço de maior qualidade.
Ficou acertado na reunião que acontecerão audiências públicas para ouvir as populações no entorno das áreas a serem concedidas.   

O PL 249/2013 tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa. Já foi analisado pelas comissões de Infraestrutura, de Constituição Justiça e Redação, além da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

Nenhum comentário: