terça-feira, 28 de maio de 2013

Paulistas têm até amanhã para tomarem vacina contra a gripe

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos poderão se imunizar até o dia 29 de maio; desde o início campanha, 7,6 milhões já foram vacinados no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde encerra amanhã, 29 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Desde o último dia 15 de abril foram vacinados 7,6 milhões de pessoas no Estado, segundo balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas.

No total, em todo o Estado, já foram vacinados 3,9 milhões de idosos com 60 anos ou mais, 755,2 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 334,4 mil gestantes, 812,8 mil trabalhadores da saúde, 1,7 milhão de doentes crônicos, 76,2 mil de puérpuras e 5,4 mil indígenas. Esses são os públicos-alvo da campanha.

A meta ao longo da campanha era que a Secretaria imunizasse contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas, número correspondente a 80% dos 8,7 milhões do público-alvo do Estado. A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo. 

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina também protege a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. 

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 29.

Nenhum comentário: