domingo, 20 de novembro de 2011

30 anos do AIPD

Evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reuniu ativistas de todas as partes do Brasil e do Exterior

Entre os dias 17 e 19 de novembro, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Seminário Internacional que celebrou os 30 anos do AIPD (Ano Internacional das Pessoas Deficientes), estabelecido pela ONU, em 1981. O Seminário, realizado pela própria Secretaria, com o apoio Institucional da Representação do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, reuniu ativistas e especialistas em deficiência do Brasil e do Exterior para compartilhar as memórias e histórias que marcaram os 30 anos de lutas e conquistas.

Ilustres presenças marcaram o início deste evento, entre elas a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, a Deputada Estadual Célia Leão, a ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maria Madeira Maior, a fundadora e a presidente da Feira Hospitalar, Waleska Santos, e o assessor especial do governador Geraldo Alckmin da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares, entre muitos outros.

Durante seu discurso, a Secretária Linamara Battistella ressaltou a importância do Seminário e da celebração dos 30 anos do AIPD. "Certamente essa é uma data que nos remete a reflexão e ao reconhecimento da trajetória de luta deste segmento que impregnou a sociedade brasileira do desejo de liberdade, do desejo de igualdade e da esperança na construção de uma sociedade mais justa. Uma sociedade que efetiva o compromisso com cada cidadão respeitando as suas diferenças e promovendo a igualdade social e acima de tudo, promovendo o marco regulatório da inclusão de todos os brasileiros dentro e ao longo das decisões políticas do país".

As palestras dos principais ativistas neste período, entre os quais a deputada Célia Leão, aconteceram nos dias 18 e 19, no Hotel Novotel Jaraguá Convention, em São Paulo. Célia falou durante o painel “30 anos em 300 minutos”, por 10 dos principais ativistas pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, desde 1981.

“Neste período muita coisa mudou, muitas conquistas vieram graças à nossa luta, graças à uniião de todas as instituições engajadas neste trabalho, principalmente na conscientização da sociedade para as questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, de maneira geral. Demos o alerta, muita coisa foi feita em todos os setores, como a educação especial, o transporte, a acessibilidade, a sexualidade do deficiente, o esporte e o lazer. Mas ainda temos muito trabalho a ser feito pela frente, e o nosso compromisso hoje é o de continuar esta luta, sempre”, ressaltou Célia Leão.








Nenhum comentário: